quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mundo Virtual

É.. a notícia é velha mas como meu tempo de internet tem sido dedicado à jogar para me distrair e lembrar o que eu to me distraindo e voltar a "caçar" as mesmas coisas pra me ferrar (isso e alguns videos randoms de comedia e coisas variadas), eu não tenho acompanhado muito a evolução da tecnologia.. (e será que eu já fiz isso?)

Não lembro onde, acho que foi alguem que posto no twitter, que no Japão já se teve a primeira ligação holográfica. Sim leitores, a era do Star Wars esta a um passo de acontecer, poderemos ver a pessoa que estamos falando, em miniatura, enquanto conversamos com ela! Não é o máximo?

Eu digo não. Pra que diabos eu vou querer isso? Mas, anyways...

Eu nem sabia que já haviam desenvolvido o sistema de holograma, mas ontem um amigo meu me disse (um salve pro Claudiney da xurupita sub 30) que já fizeram uma demonstração a algum tempo já, de um carro todo em holograma. Agora isto sim eu digo que pode ser útil, pois não será nescessario produzir o carro para se ver o seu desing fora do papel/tela do computador, e se pode ter novas ideias mais fácil assim.

Mas não é por isto que venho escrever o post, e sim, com base nessa nova era tecnológica aparecendo, se investe em todo tipo de equipamento, e o que me interessa eles também não deixam de fora, VIDEOGAMES! Está certo que não é de hoje que se tem um console capaz de capturar movimentos dos jogadores. Lembremos do Nintendo Wii que foi pioneiro nessa revolução. Mas como toda nova ideia hoje em dia, em pouco tempo ela é estudada e superada, principalmente quando se trata de algo eletronico. Os gráfico por sí já não são tão revolucionários assim mais, eles sim, estão ficando cada vez melhor, mas são detalhes, as coisas já estão fodas demais e em um nível ate bom, mas claro hão de melhorar ainda, e daqui a alguns anos provavelmente estaremos pensando (ou nossos filhos) "como conseguíamos jogar naquele gráfico?".

Mas não é exatametne sobre isto que venho falar, e sim da nova era de consoles que estão sendo feitos, como eu disse sobre o "Nun-intendo Wii", o PS3 também teve a idéia de lançar o controle com captura de movimentos, então alguns jogos, como os de corrida, se pode controlar virando o controle, assim como algumas pessoas faziam quando jogavam os velhos Super Nintendo e Mega Drive, mas agora não é por causa da 'loucura' que se movimenta o controle, e sim para que seu carro se movimente. Mas então, a 'Captura de Movimentos' tem sido bem visada, pois é uma maneira inovadora de se jogar, e bem divertida, pois se torna mais interativa e (para muitos, mas não todos XD) divertida. Então o PS3 investiu mais neste novo meio de controle e, baseando no vasto potencial do Wii, provavelmente, criou seu sistema de controle de movimentos.



(desculpem pra quem não entende ingles, mas só de ver o que o controle faz, já é suficiente)

Impressionante não? É eu também quero... hehehe imagina jogar MMORPGs assim!?
Mas não para por aí! Também ontem, um outro amigo meu na mesma conversa (um salve pro Alexandre da Xurupita sub 30) disse que o novo Xbox era praticamente uma realidade virtual. Que tinha passado no Fantastico uma demonstração foda que a menina estava na sala, desenhando, e o videogame perguntava o que era, e a menina entregava a folha pela TV ao "jogo". A proposta é que os sensores scaneiam tudo que eles conseguem capturar e processam isso na memória do console. Sem contar que capturam movimento sem nescessidade de um controle, então o que você faz o sensor captura e processa, tecnicamente o 'você' no jogo faz exatamente o que você está fazendo e interage com o resto do game. Jogos de luta você esquiva e ataca, jogos de monstros você destroi e cospe fogo, e por ai irá. Irá pois ainda não existe, claro, essa é a proposta em desenvolvimento. Aqui vai o vídeo (editado muito provavelmente, pois tá realista DEMAIS.. isso chama propaganda xD enganosa mas ainda sim propaganda) do que será o que eles querem fazer:



esse eh "menos comercial":



e aqui alguem que gravou (com o celular provavelmente) a apresentação na E3 (quem não sabe morre, mas é a maior feira de games do mundo) e eu fiquei com preguiça de caçar na net..



e por fim, o, digamos, melhor video de demonstração.. o que deixa você pensar se foi programado ou realmente é assim:

a mulher conversa com o garoto, que entende as perguntas e as responde. A água meche de acordo com o movimento da mulher, o reflexo na água é igual a mulher, e o mais impressionante de todos.. é no final. (ve e depois le o que escrevi debaixo do video)




ela entrega o desenho para o garoto. o garoto reconhece o que ta desenhado, a cor e o formato. O cara termina por explicar isso e diz que é uma tecnologia que está disponivel hoje. este deixa a dúvida de que (fora eles andando) foi programado ou realmente é como se fosse uma "Realidade Virtual" com uma AI (Artificial Inteligence, ou, IA Inteligencia Artificial) foda..?

O mais é esperar o console sair e ver os vídeos dos malditos que os comprarem, pois seu preço não será agradável a nós, pobres pessoas do terceiro mundo que irão demorar a ter acesso a isso ao menos vamos conferir, sem gastar (sem gastar muito, afinal nossa ilusão de 'de graça' é hilária, pois se paga pela internet, pelo computador e pela energia heheh).

E estamos a caminho de tornar realidade a realidade virtual dos filmes de ficção científica e afins... bom, vamos ver.

Proximo passo, criar os robôs, dar AI para eles terem pensamentos próprios, e depois, pulando um pouco da história, viramos baterias...

já ví essa historia em algum lugar xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário