sábado, 17 de outubro de 2009

Tenho internet ... elétrica?! ó.õ

CEMIG QUER OFERECER INTERNET VIA REDE ELÉTRICA.

Acesso via rede elétrica baratearia banda larga em Minas.

BELO HORIZONTE. O governo de Minas Gerais deu mais um passo para transformar a Cemig, sua companhia energética, numa “telelétrica”. Projeto de lei enviado pelo governador Aécio Neves (PSDB) à Assembleia Legislativa amplia o campo de atuação da empresa, autorizando-a a vender serviços de telecomunicação. A ideia é oferecer internet banda larga no mercado, por meio da tecnologia PLC (Power Line Communications).

A iniciativa é uma das primeiras depois que as agências nacionais de Telecomunicações (Anatel) e de Energia Elétrica (Aneel) aprovaram o uso da internet por rede elétrica. A prestação do serviço ficará a cargo da Infovias, subsidiária da Cemig que já atua no setor, alugando infraestrutura para as teles. A empresa fará estudos sobre os custos e a viabilidade técnica do projeto, de olho no potencial do negócio.

O PLC poderia turbinar as receitas da companhia. Em Minas, só 18% dos domicílios (1,1 milhão) têm acesso à internet, segundo o IBGE. Em muitos casos, as provedoras do serviço têm dificuldade de expandir suas redes. Mas a energia elétrica está em 99,2% dos imóveis. A tecnologia é competitiva, pois a velocidade de transmissão chega a ser 10 vezes superior à da banda larga convencional. O consumidor pagaria a metade do preço, segundo estimativas. (Fábio Fabrini)

O Globo
04/09/2009

___________________________________________

com essa reportagem podemos chegar à conclusão de que.. será o fim do duopólio tão fechado das telefônicas?
quando anunciei (não sei se disse isso aqui) que a GVT iria ser comprada por uma empresa extrangeira e assim podendo dar inicio a uma concorrencia melhor aqui dentro, sendo mais lucrativo para nós consumidores, um amigo meu me deu más notícias pois a Telefônica estava tentando fazer isso não acontecer, tentando comprar a GVT também e assim manter o duopólio pois apenas existiriam aqui a Telefônica e a Oi para serem concorrentes, podendo manter o preço elevado de ambos os lados obrigando nós, os estúpidos e sem opção consumidores, a pagar pois se não, não teríamos o serviço... "simples assim" como diz o lema de uma das malditas emprezas.

Mas com essa ideia de internet via eletricidade (que também fiquei sabendo já é implantada nos EUA) me veio a ideia de que, será que as telefônicas vão se dar mal? Será o fim desses preços absurdos? Será que a era dos consumidores aqui no Brasil está começando a chegar?

Não sei.. o mesmo amigo que me deu a má notícia (vô dá um salvi pro mano Maurício 'Malfeitor' da Xurupita!) disse que para isso acontecer a CEMIG, ou a empreza responsável pela tal internet via fio elétrico, terá de tercerizar o serviço e isso seria feito para o dono/diretor/chefe (não sei ao certo) de onde? Advinhem! Sim!! Da Telefônica....
Bem, não achei nada falando sobre isso, mas também não procurei assim. Apenas fiquei sabendo da notícia da "internet elétrica" por acaso, quis saber como seria e achei um artigo na internet, que foi o que foi publicado no O Globo (como vocês podem ver). E é claro que O Globo não iria dizer as más notícias sobre o novo feito, afinal, a multidão ignorante é uma multidão feliz.

Bem, talvez eu vá procurar mais sobre isso, mas no atual momento, vou esperar e ver o que vai acontecer.
O fato é que não sei se são so Trackers, Seeds ou servidores, mas minha internet ta um lixo.. tem chances de ser meu pc tb...
E ainda nem foi vendida a GVT...
Bom o que nos resta novamente é rezar e ver se essa putaria tenha fim e que esses grandes desgraçados empresários pensem em nós, consumidores.

Por bem ou pela nescessidade de ganhar de sua concorrencia...
o que eu quero é preço mais justo (baixo)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário