terça-feira, 13 de outubro de 2009

Tecnologia

Mais e mais estou vendo que as coisas vão deixar de serem 'toscas' para se tornarem tecnológicas.. inclusive as pessoas no trabalho, substituídas por máquinas que fazem 200% melhor o trabalho de qualquer ser humano comum, 500% mais rápido, melhorando assim a produção da fábrica e, se o caso for de coisas consumíveis, rende mais coisas a serem consumidas no mercado de pessoas desempregadas que irão querer comprar mais o que não precisam para se sentirem bem, mas não podem porque o seu emprego foi tomado pela máquina que produziu aquilo que ele quer (mas não precisa) comprar.

Me repeti um bucado ne? Mas essa era a ideia.. to meio que só incheno linguiça pois não tenho muito o que falar nesse post. Ter o que falar eu tenho, mas sobre o que eu escolhi, nem tanto. Afinal, acabou de passar um feriadinho ai, com final de semana com evento aqui em BH e fora a segunda feira jogano bola com os minino.. hahaha.

Mas bem, venho aqui falar de algo que finalmente eu até concordei de ser uma coisa mais "certa" de ser inventada, mas entro em conflito comigo mesmo sempre que penso nisso, afinal eu sou da era dos livros na mão, sentir a testura das páginas, a ansiedade de passar uma página quando a história está intrigante e só terá contnuação quando se vira. Essas coisas.

Bem, o invento é um e-book, um livro tecnológico. É como se fosse uma "chapa" tecnológica que você pode ter em qualquer lugar seu livro preferido ou o livro que está lendo ou tem de ler.
Eu digo que é uma coisa boa, pois assim pode-se carregar 40 livros, de quantidades de páginas infinitas ou poucas sem pesar nada na mochila. E não é a única vantagem: um livro de 300 páginas, com uma tiragem de 10mil exemplares (e isso é pouco) seria divulgada e vendida virtualmente, não tendo assim de se derrubar muitas árvores para se produzir o livro. E derrubar árvores é só um dos estágios de produção de um livro, jornal, revista... não sei se o e-book também permite se ler revistas, mas provavelmente irá com o tempo.

Daí alguem me fala "mas o e-book não é feito de ar sabia?". Eu sei, tem-se os componentes para se produzir os chips e a tela, os fios, os circuitos e tudo que o compõe, mas pense: 1 livro tem de ser produzido por pessoa que quer o ler, ou tem de o ler. E quando se vende todos os exemplares, pois muitas vezes muitos encalham nas livrarias ou na casa do autor. Logo, um desperdício de material, e grande. Com o e-book se terá desperdicio também, mas bem menos, uma vez que para cada 1 pessoa, tem-se de fabrica 1 e-book para se ler quaisquer livros.. e no caso dos livros, não citei, mas para cada livro se tem de fazer um exemplar para cada pessoa..
Entenderam a matemática? Bem simpes..

1 pessoa = 1 e-book = quantos livros essa pessoa quizer ler/ter
1 pessoa = 'x' títulos = 'x' vezes quantos livros ela quer ler/ter

Claro, eu sou muito fã de bibliotecas, acho muito legal se ter vários livros em exposição e também o sentimento de se estar com um livro nas mãos.. mas pelo bem do meio ambiente, seria uma boa ideia se substituir isso...

Bom agora vou terminar com o vídeo sobre o e-book.. vale a pena apenas ver como o e-book é e ter uma ideia de como funciona.

Eu vou ter um desse... heehhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário