quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Gripe Analfabética

Começo me desculpando pelo neologismo, mas estou cobrindo as férias da Mãe Dina (aquela dos Mamonas, lembram?) e previ essa nova gripe que ira se espalhar pelo Brasil em breve, portanto me senti no direito de batizá-la.
Como já disse Mario Prata em uma de suas crônicas, gripe que se preze tem que ter nome, caso contrário, não passa de um resfriadinho. Se por acaso você estava vivendo em Marte nos últimos meses e está se atualizando agora, a gripe da vez é a suína. No entanto eu acredito que o nome gripe histérica seria mais apropriado, pois essa tem superado as expectativas.
Minha cidade tem aproximadamente oito mil habitantes e até pouco tempo atrás não tinham descoberto nenhum caso de gripe suína. Então minha vizinha, já uma senhora, pegou uma gripe forte e botou na cabeça que era gripe suína, mesmo sem ter contato com alguém que supostamente a tinha ou coisa do tipo, mas a pressão sobre a gripe era tanta que nada tirava de sua cabeça que aquela era a danada da gripe. Então, um ou dois dias após o início dos sintomas, ela liga para o hospital da cidade dizendo que suspeitava estar com a gripe.
Em menos de meia hora uma ambulância estacionou em sua casa, seguida de uma viatura policial, (será que eles pretendiam matar o vírus à bala?) todos devidamente mascarados e a levaram para o hospital. Chegando lá, onde todos também usavam máscaras, ela foi levada as pressas para ser examinada pelo médico, passando na frente de todos que esperavam pelo atendimento há algum tempo, e a tensão permaneceu até uma enfermeira sair dizendo que era uma gripe comum. Ela foi medicada e levada para casa e tudo voltou ao normal.
Até agora eu não entendi a viatura de polícia. Será que eles a matariam, caso fosse a tal gripe, para evitar o contágio? Eu não sei, mas caso eu tenha algum problema, como quebrar um braço, e precise ir ao hospital, sem dúvida vou dizer que estou com gripe suína, pois eu nunca vi um atendimento tão rápido e eficaz como esse.
Afinal, o que ela tem de tão especial? Só das que eu me lembro, nos últimos anos assistimos a gripe dos índios, a gripe aviária, a gripe asiática e a atual gripe suína com sua prole, a gripe argentina. (São tão esnobes que até a gripe tem que ser diferente. Incrível!)
Corrijam-me se eu estiver errado, mas na escola ensinam que a gripe é um vírus mutável, e é por esse motivo que não existe uma vacina definitiva para a doença. Ou seja, sempre vai surgir uma nova gripe, então por que (detesto os porquês, se é que se escreve desse jeito) todo esse estardalhaço sobre a gripe suína.
Tudo bem algumas pessoas morreram, mas a mídia tem exagerado. Façam uma pesquisa na internet, no primeiro semestre do ano passado morreram mais pessoas de gripe normal do que as que morreram de gripe suína esse ano. Mas como não tem nada mais interessante para a mídia ficar explorando no momento ela continua insistindo na gripe.
Cheguei a comentar com um amigo meu que estou louco para que morra alguém famoso ou que caia outro avião para ver se a mídia encontra outra coisa para falar, pois eu já estava de saco cheio da gripe, então ele me respondeu:
_ O problema é se o famoso morrer de gripe suína, ou se o avião cair porque o piloto teve um ataque de gripe.
Aí sem dúvida seria o fim da picada. Eu já estava indignado com fato das escolas adiarem a volta às aulas em uma semana, mas o problema maior surgiu quando iniciaram as aulas novamente e a minha irmã chegou com as novidades.
Os alunos têm que lavar as mãos e passar álcool em gel todo intervalo, e se alguém soltar um espirrozinho que seja, mesmo sendo um resfriado, ou uma alergia, a pessoa é encaminhada para o posto médico mais próximo para ser examinada e se for gripe, mesmo que seja a comum, ela ganha um atestado de uma semana.
Claro que a garotada adorou. Minha irmã mesmo disse que estava doida para pegar uma gripe e prolongar as férias. E acho que eu pensaria da mesma forma na minha época, mas hoje em dia, como sou mais revoltado, me recusaria a ficar uma semana sem aula, só de pirraça! E se alguém falasse qualquer coisa questionaria no ato:
_ O estatuto da criança e do adolescente não garante educação para todos? Pois então, não vai ser gripe suína, bovina, ou eqüina que me faça ficar sem aula. (Até parece, né?)
Mas o que me deixa mais intrigado é porque só as aulas foram adiadas? Por que as empresas não entraram em greve? Ou, por que os shoppings não fecharam? Ou, por que o congresso não entrou em recesso? (É melhor não dar idéia.) Enfim, eles atrapalham justamente as aulas, que poderiam ensinar para os alunos que a gripe é um vírus mutável...Resumindo, eu fico triste com o fato das pessoas darem mais importância a uma gripe do que a educação. Se continuarmos desse jeito a gripe analfabética não vai demorar muito a atacar nosso país, e sou obrigado a admitir que dessa gripe eu teria medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário