segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Internet para todos! (que podem pagar)

É.. não é de hoje que se sabe que internet é o melhor veículo de comunicação que já se inventou. Juntando todos os outros meios, TV, rádio, Jornal (seria o papel, mas digitalizado) e até mesmos os mais comuns como cartas, "recados de geladeira" e lembretes. Até a inutilidade ganhou vez com este novo mundo que foi e está crescendo cada vez mais rápido, mas, a tal inclusão digital é o que ferra atrapalha com isso tudo. Para se ter um acesso à internet, tem de se ter ao menos um computador. Bem coisa básica hoje em dia, qualquer 300 reais compra uma máquina (de escrever) que se consiga prosseguir para o próximo passo dos requesitos de se poder conectar: uma linha telefônica. Bom, hoje em dia obter uma linha telefônica é fácil (ao se comparar com antigamente, que elas eram consideradas bens familiares e se pagava o preço da casa para se ter uma), "tantas" quatro operadoras e concorrentes por ai, que eles praticamente te dão a bomba linha ate de graça, basta você pagar seu salário o que você consome por mês, então, caso você não use abuse a conta no final do mês pode não vir tão cara. Agora juntando os dois pontos, se tem a indispensável porém ridícula maravilhosa conecção à internet! Bom, este modo básico, sua velocidade não será nada das melhores, porém você pode acessar seu orkut e twitter navegar na internet com paciencia.

Digamos, no total, se gaste 200 reais por mês na somatória da compra do computador completo (e não tão básico assim) e com sua linha telefônica, após isto, comofáz?
Bem tenha bastante paciencia, pois com o crescimento do mundo virtual, hoje em dia quase não se é possível navegar com a velocidade de uma conecção discada. Digo "quase" pois é "possível" porém completamente desanimador. Uma conecção discada turbinada (se é que isto é possivel mesmo) deve chegar em torno dos.. 8kbps? Isto significa que a cada segundo você consegue com MUITA alguma sorte receber 8kilobytes por segundo, isto equivale a 560kilobytes por minuto, que são aproximadamente, 0,5mb (megabites). Para se ter uma noção (um tanto vaga) uma música em formato mp3 tem em média 3.5megabytes, logo, para você poder destrutar de uma música pirateada virtual, você demoraria em média, com sua conecção estável no pico (quer dizer, mantendo a taxa de 8kbps), 7minutos para obter a música. Isto com muitas variantes pois, é dificil manter o sinal estável, é raro conseguir 8kbps com uma conecção discada, e estamos falando de deixar a conecção TODA disposta para o download, não se podendo navegar ou conversar nos programas de bate bapo e sites da vida alheia.

Agora vamos ao que interessa (parte 1): 200 reais por mês, então, garante uma conecção lixo muito básica, com um computador ruim não tão básico para se poder ingressar neste mundo. Agora eu pergunto, isto é acessível?
Bom para você que está lendo isto que eu escrevo, você faz parte de uma gama de pessoas que irá dizer muito certamente que "sim, é acessével" pois afinal, você já está ingresso na pequena parte que tem condições de obter um PC e uma conecção "descentes". Digo muito pequena mesmo (e não apenas pelo fato de que pouquíssimas pessoas acessam o blog), mas pelo fato de que apenas aproximadamente 5% dos brasileiros tem condições de se ter algum conforto. Mas retornando ao assunto internet, pode-se afirmar sem sombra de dúvida alguma que a internet brasileña é a mais robada, absurdamente cara, ridícula mal planejada (isto para os consumidores, obvio) pois o sinal é ruim e o preço é absurdamente elevado. Podem dizer que isto é pelo fato de ter surgido a pouco tempo e tentar te enganar com a ladainha conversa costumeira, mas não se engane! O que mais ferra atrapalha é o fato de que há poucos concorrentes, e os que surgem são comprados pelas grandes emprezas, facilitando a manipulação do preço no mercado. Isto tem um nome, monopólio. O complicado no Brasil é isto, se tem poucos concorrentes, então o preço é elevado pois, brasileiro é tudo igual, reclama para si, mas vai la e paga o preço que está marcado, mesmo achando ruim. E o que poderia ser feito a respeito? Bom rezar para que emprezas surjam e não sejam engolidas pelos "monstros monopolizadores" ou que emprezas extrangeiras venham se arriscar aqui. Ou o miagre das companias existentes pensarem em seus consumidores essa piada ação tem pouca chance de acontecer. e eu do o toba se rolar.

Isto chega ao segundo ponto que me fez escrever este testamento (tenso gostar de escrever e não saber se manter no foco do texto hehe):
Além de estar acontecendo de emprezas de fora comprarem emprezas que estão em acenção por aqui (o que pode ser perigoso, mas não deixa de ser benéfico a longo prazo), as emprezas nacionais estão começando a pensar no consumidor truco pois como se teve a notícia no JC Online (http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/tecnologia/noticia/2009/09/10/velox-ultra-vai-deixar-internet-mais-rapida-e-barata-199164.php) a Velox está disponibilizando, apartir de hoje dia 14/09/2009, seu novo pacote 'Ultra' de velocidade, podendo chegar a 100Mbps, assim viabilizando os preços dos pacotes mais baixos. Bom tomara que realmente seja o inicio da coisa, pois a concorrente GVT (a qual eu faço parte) fez algo parecido, e lançou uma promoção para atrair clientes, mas pelo que parece o preço não mudou tanto, provavelmente pois a procura foi grande. Ao menos não vamos mais fazer que nem o vídeo (classico) abaixo (não foi pela conecção, mas que dava vontade de fazer o mesmo dava, e ja fiz parecido XD)



Bom finalizando o motivo do post, o que nos resta é rezar para que as coisas melhorem para os internautas e lamentar (ou não) por aqueles que não podem ter acesso. Pois afinal, como já foi constatado, brasileiros são os que mais acessam a internet em 'horas por dia conectados', porém que bem eles fazem? Correntes, twittadas, blogs, orkut... sério, eu do meu toba denovo pago pra ver se mais do que 15% desse povo logado faz algo construtivo, ou ao menos trabalho.

Bom paro por aqui que já estou quase partido para outros assuntos, o que é de costume quando eu escrevo muito.
Ate mais ver.
just my2cents.

Um comentário:

  1. Foda! Tanto o texto quanto o vídeo!
    Principalmente pq eu não tô muito longe dessa situação. Hehehe!

    ResponderExcluir