sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Preguiça

Vez ou outra um mal assola o Buteco conhecido popularmente como preguiça. Algumas vezes eu estou meio desanimado para escrever (como ontem), noutras é o Átila que fica um tempo sem dar as caras, mas o complicado é quando os dois estão curtindo a preguiça. Coisa típica de domingo, afinal domingo pede cachimbo, pede acordar tarde, pede recuperar-se da ressaca, pede assistir TV por assistir, zapeando entre os canais, enfim, pede tranqüilidade.


Dentre os pecados capitais, sem dúvida, a preguiça é o mais praticado no Brasil (pros lados da Bahia então, nem se fala!), e se esse pecado for fator determinante o inferno deve ser um marasmo só. Há quem diga que a preguiça é a mãe de todos os pecados, acredito, porém, que como uma mãe ela deve ser respeitada.

Mas saindo da visão pecâmino-religiosa o que seria de fato a preguiça? A meu ver, ela é a vontade compulsiva de não fazer nada que demande esforço. Por exemplo, alguma vez vocês já se pegaram assistindo um programa de TV sem sentido (tipo aquelas propagandas de aparelhos de ginástica, ou utensílios de cozinha) e quando se pergunta o pôr que descobre que é, simplesmente, por preguiça de mudar de canal (ou será que eu sou o preguiçoso máster?).

Tem vezes, inclusive, que até assistir TV te dá preguiça. Já ouvi pessoas dizendo que estavam com preguiça de dormir (esse é o cúmulo!). A pessoa nesse estado deve ficar deitada na cama vegetando e esperando a morte chegar.

Obviamente, esses exemplos acima mostram os extremos da preguiça (se você se enquadra em algum, procure ajuda! Se a preguiça deixar, claro!), mas com freqüência vivemos situações de preguiça mais amenas. Quem nunca inventou uma desculpa para negar um convite a um passeio por preguiça? Ou reparou que a roupa que usava não estava boa, mas ficou com preguiça de trocar? Ou ainda, deixou um trabalho de escola para última hora, por preguiça, e entregou de qualquer jeito, por mais preguiça ainda? E vocês podem se lembrar de inúmeras outras situações parecidas que viveram. Vamos lá, deixe de ser preguiçoso!

Voltando à questão, o que, de fato, seria a preguiça? Eu poderia tentar fazer uma descrição, do ponto de vista psicológico, do pôr que as pessoas agem (ou melhor, não agem) dessa forma, mas estou com preguiça. Então, fica a critério de cada um a conclusão. Quem tiver ânimo, reflita sobre isso.

Não deixar nenhum vídeo ou foto relacionado porque não conheço nenhum e estou com preguiça de procurar. E finalmente, consegui chegar ao fim desse texto preguiçoso, sem muita coesão, e perdendo o foco algumas vezes. Porque, sabem aquelas vezes que você está com uma grande dificuldade para criar um texto, então você vai escrevendo em prestações, ai vem a preguiça e...

Nenhum comentário:

Postar um comentário