segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Morte da poesia?

Em primeiro lugar trago a notícia de que não morri, para felicidade de alguns e tristeza de tantos outros. Em segundo queria agradecer o Átila por ter segurado as pontas aqui no blog enquanto eu estava impossibilitado. E em terceiro queria pedir desculpa a todos (os onze!) pelo sumiço, mas eu estava sem net, pois meu museu estava em obras e as obras em leilão!

E é dessa última frase que este texto se trata. Sobre poesia, ou sobre sua quase morte. Já critiquei as músicas de hoje em outro texto, mostrando meu descontento com sua obviedade e falta de criatividade. Em resumo, sua falta de poesia.

Não dá para fazermos um comparativo com as músicas da época do regime militar, com suas impressionantes críticas metafóricas, tecidas com inteligência com métrica e rima, traduzindo em poesia codificada o triste momento pelo qual o país passava. Músicas que deveriam dar orgulho a qualquer um que conhecesse pelo menos o mínimo sobre nossa história. (Esse ano completou vinte anos do fim do regime militar!)

Depois a música foi decaindo até chegar ao que temos hoje, ou seja, decaiu muito, demais pro meu gosto. Então será que é necessária uma crise para que o ser humano mostre o que tem de melhor? (Essa última pergunta está parecendo cena do filme Constantine!)

Eu acredito que não, apesar da grande alienação dos dias atuais ainda existem algumas luzes no fim do túnel. Alguns grupos e bandas, apesar de desconhecidos pela maioria, sustentam a linda combinação de música, poesia e inteligência. Nomes como O Teatro Mágico, Cordel do Fogo Encantado, Djambê do Cerrado são bons exemplos! (Caso não conheçam, fica a dica!) Além disso, alguns projetos como o Vozes do Morro tem revelado algumas boas surpresas.

Eu confesso que gostaria de também ter a habilidade de escrever poesias, pois para mim, essa habilidade é muito maior que inteligência. Eu diria que se trata de sabedoria!

Enfim, a poesia ainda respira, mesmo que o ar não seja muito respirável. (Mas o mundo ainda vai acabar em 2012!)

Para concluir deixo o vídeo do Encontro Vocálico, uma das bandas do projeto Vozes do Morro que me referi acima:


That is all, folk! Abraço!

2 comentários:

  1. fato.. canta pacarai... letra fina! ÓTIMO saber que além da Maestria de O Teatro Mágico ainda há outros (poucos mas resistentes e persistentes) fazendo música e poesia na harmonia da melodia do som...
    como diz o Santo arcanjo querubin que para mim encabeça essa batalha (que mais parece uma guerra quase perdida, mas ainda não com seu fim) "a poesia prevalece!"

    e SIM pago MUITO pau pro Fernando do O Teatro Mágico..

    ResponderExcluir
  2. Mas o Fernando é o cara!
    Ainda há esperança pro mundo.

    ResponderExcluir