terça-feira, 22 de setembro de 2009

Escreveu, não leu, o pau comeu!

Como já perceberam (e alguns até reclamaram), esse blog tem muito mais texto do que qualquer outra coisa. Ultimamente tenho colocado um vídeo ou foto no fim de cada um para chamar mais atenção e incentivar que leiam para assistir o vídeo no contexto. Porém, venho achando que estou caindo um pouco de qualidade (se é que eu tenho alguma), já que a proposta do blog é “filosofar” sobre o cotidiano e tenho colocado muitas piadinhas prontas que poderiam encontrar em diversos outros sites.


Refletindo sobre o fato cheguei à conclusão que estava usando ingredientes de baixa qualidade. Como disse Millôr Fernandes certa vez: “Para escrever bem não é preciso muitas palavras, só saber como combiná-las melhor. Pense no xadrez.” Assim, eu reparei que estava me atendo somente às novas pérolas da mídia e me esquecendo do cotidiano.

Dizem que internet te deixa imbecil, eu discordo completamente, a internet só torna sua imbecilidade acessível aos outros (o Buteco é prova irrefutável sobre está teoria!). Pois bem, erros de ortografia e gramática são normais, os únicos que não os cometem são os analfabetos. O fato dos posts estarem diminuindo talvez indique um aprimoramento da concisão, ou simplesmente seja preguiça aliada à cara-de-pau disfarçadas de concisão.

O problema é que eu estava há um tempo sem ler, quando digo isso me refiro aos livros obviamente. Pode parecer bobagem, mas a leitura de um livro de qualidade, mesmo de algumas páginas, muda totalmente sua forma de pensar. (Ou pelo menos, a minha!)

Diria que escrever é de certa forma como cozinhar, primeiro precisamos de uma idéia para um prato, e disso não podemos reclamar, pois assunto no Brasil é o que não falta. Em seguida, temos que encontrar uma receita, pode-se encontrar algumas prontas por aí, mas é muito mais gratificante criar as suas próprias. Depois é só juntar os ingredientes, que são as palavras e a forma de se expressar.

Voltando à frase do Millôr, você deve saber se virar com os que tem, mas se você consegue os ingredientes certos, a coisa toda flui muito melhor. Eis o problema de ficar só na internet, anda bem difícil encontra bons ingredientes por lá.

Depois do momento Ana Maria Braga, gostaria de terminar de forma diferente hoje. Em vez de deixar um vídeo engraçado, ou alguma foto tosca, ou ainda outro site com mais piadinhas, vou indicar alguns livros que adorei ler. E antes que pensem “que saco, nem fudendo que eu vou ficar lendo um livrinho de merda!” (tudo bem! Talvez não pensem com tanta agressividade assim), já digo que os textos são muito mais engraçados que qualquer bobeira que se encontra na net, inclusive está que você acaba de ler. Na verdade, foi por causa deles que resolvi criar este blog e rir um pouco (na verdade, bastante) da vida.

São eles: “A comédia da vida privada” – de Fernando Veríssimo; “Millôr definitivo” – de Millôr Fernandes; e “As 100 melhores crônicas de Mário Prata” – que Mário?

É diversão garantida, não gasta energia elétrica (exceto uma lâmpada, talvez), você pode levar para qualquer lugar e não prejudica os olhos como esse maldito monitor. Então, meu conselho é: saia da internet e vá ler um livro! (Mas depois volte, pois acho difícil alguma editora publicar algumas de minhas besteiras, então vou continuar escrevendo por aqui! XD)

Abraço!

2 comentários:

  1. Fala Nativo!... Gostei do texto, vc tem razão em tudo o que disse, vou ate deletar o meu blog assim que terminar de escrever aqui!...

    Abraço por trás!

    ResponderExcluir
  2. Que isso Alysson?
    Também, não é assim! Se todo mundo resolvesse sair da internet ela acabaria. Só não podemos torná-la nosso único lazer!
    E essa história de abraço por trás eu deixo pro Christiano! Hehehe!
    Abração!

    ResponderExcluir