sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A imagem do cruzeiro!

No próximo ano tem copa do mundo de futebol, a seleção brasileira está fazendo sua parte, o Dunga já desistiu de convocar os outros anões e está montando a equipe direitinho, então o que falta para podermos vibrar no ano que vem?

Aprender novamente o Hino Nacional, ou pelo menos a primeira parte dele, já que no futebol só canta essa. Pois é, há uma ou duas semanas o Brasil presenciou a criação de um novo hino nacional por uma brilhante interprete do cancioneiro popular, a cantora Vanusa. (Palmas!!!)

Se por motivo de força maior alguém não viu o vídeo (e a força tem que ser bem grande, porque dominou a internet, passou na TV e no rádio) tentarei descrever a façanha por ela realizada. Nossa querida Vanusa, parlapatona que é, resolveu trazer para música brasileira um toque de glamour, digno das grandes divas internacionais, como Whitney Huston, e para tal feito selecionou o Hino Nacional.

Ela foi convidada para cantar o hino em um evento político em São Paulo e viu neste a oportunidade perfeita para inaugurar seu novo hit. Ela já começa o hino lançando um “novo heróico e brado retumbante”, mas até aí eu não tiro a razão dela, afinal o “povo” brasileiro já não é heróico há muito tempo. A gente está precisando de um “novo heróico” mesmo.

Mas a coisa desandou mesmo foi na quinta estrofe quando ela embolou a letra toda, mudou a métrica, e ficou muito loka! (Detalhe: tinha uma partitura com a letra na frente dela.) Os presentes no evento, tentando disfarçar as risadas, começaram a bater palmas (olha o futebol aí de novo, não se bate palmas depois do hino!) no fim da primeira parte do hino para ver se ela parava, mas ela é brasileira e não desistiu. No meio da segunda parte tiveram que cortar o microfone antes que ela terminasse o assassinato.

Como se não bastasse, ela foi ao programa do Gugu falar sobre o fato. Disse que não deveria ter aceitado o convite e teve a audácia de dizer as seguintes palavras:

“_O convite foi feito um dia antes e eu não sabia a letra do Hino inteira. Já foi comprovado que ninguém sabe cantá-lo, pois a letra é muito longa. Aliás, teria que se fazer outro Hino, porque deitado em berço esplêndido o Brasil não está”.

Quem comprovou esse absurdo? Eu, além do Hino Nacional, sei cantar o Hino da Independência e o Hino à Bandeira. E não decorei essas letras agora, só para não ser pego fazendo uma cagada como a dela, não! Até a quarta série, os alunos tinham que cantar os três um vez por semana, depois o povo foi relaxando e passamos a cantar só o Hino Nacional e por fim eles acabaram com as horas cívicas na escola, mas ainda assim nunca esqueci as letras ou as melodias, mesmo porque as acho lindas.

Agora vem a Vanusa que não sabe a letra, nem a métrica, querendo mudar o Hino. Se fosse desse jeito as coisas seriam muito fáceis, eu nunca gostei de história, então é uma boa deixa para reescrevê-la. Queria ver se ela ia gostar se alguém pegasse uma música dela e fizesse o que ela fez com o Hino (alguém aí conhece alguma música dela?). Além disso, se resolvermos fazer um novo Hino, ele vai ser um cruzamento de funk, sertanejo e pagode, então vamos deixar ele do jeito que está. Por favor.

O povo brasileiro nunca deu muita importância ao patriotismo mesmo, e apesar de eu ficar indignado com a afirmação da Vanusa, reconheço que boa parte da população não sabe a letra do Hino e fica acompanhando a legenda na hora do futebol. Mas não vamos apelar, em vez de querermos mudar qualquer hino, deveríamos mudar nossa educação para que todos possam aprender um pouco de cidadania nas escolas.

Tenho certeza que qualquer um que se interesse por futebol e torce por um time, sabe o hino de seu time de cor. Então o que custa dedicarmos um tempinho para o Hino Nacional também, afinal 2014 está chegando, o Brasil ficará cheio de gringos e a gente pode cobrar uma grana para ensinar a letra para eles, porque muitos deles se interessam mais pelo Brasil do que nós mesmos.

E proponho desde já a campanha: 2014-Vanusa canta o Hino para a abertura da Copa!

Um comentário:

  1. Vanusa na Copa??? YES we can!!!!!!! kkkkkkkk ótimo,,,, ótimo,,,,, hhehehe bjosss

    ResponderExcluir