sábado, 12 de setembro de 2009

Por que?

Ultimamente não estou tão tranquilo quanto era para passar minhas ideias para o papel, e o motivo para este desconforto é a pseudorreforma ortográfica que sofreu nosso idioma. Assistindo à TV Cultura um dia desses vi a explicação de uma professora de português que estamos passando, na verdade, por um acordo ortográfico e não uma reforma, por que uma reforma deveria consertar problemas no idioma e o que está sendo feito visa, simplesmente, uma unificação da escrita nos países de língua portuguesa.


Quando a gente para para refletir se as mudanças são favoráveis as opiniões se dividem. De um lado ficam os que não concordam com a pseudorreforma, por que já sabiam escrever direito, e do outro lado ficam os que não sabiam escrever, portanto adoraram a pseudorreforma. E como nosso presidente está no segundo grupo, não temos saida, é fato que a pseudorreforma irá acontecer.

Fiquei sabendo de um exemplo de que algumas pessoas gostaram outro dia desses. Estavam o Átila, meu sócio no buteco, o Édipo e o Rodrigo conversando (Eu sei que pelos nomes está parecendo história medieval, ou mitologia, mas esses são os nomes reais!). Como o Átila trabalha em um estúdio de desenho o Rodrigo puxou assunto:

_ Você tem a manha para fazer quadrinhos, né?

_ Não! Não tenho muito a manha, não! – respondeu o Átila.

_ Então você deve desenhar muito bem! – insistiu o Rodrigo.

_ Nem tanto. Eu sei escrever! – explicou Átila e o Édipo aproveitou para entrar na conversa.

_ Eu também sei escrever... – diz ele, e enquanto os outros dois pensam: Bacana, o Édipo tem a manha para escrever estórias. Ele completa a frase: _ só não sei colocar acento!

Todos morreram de rir percebendo a confusão do Édipo, coitado. Ele deve estar adorando a reforma.

Outra incompreendida que só tentava se adequar às novas normas é a nossa querida cantora Vanusa. Todos criticaram suas modificações ao Hino Nacional, mas ninguém reparou que ela só queria ajudar o povo a entender as novas normas. Isso fica evidente quando ela diz “um novo heroico e brado retumbante”, é obvio que quis dizer que a palavra heroico agora não tem mais acento, daí “novo heroico”. Mas em vez das pessoas reconhecerem seu esforço, elas ficam criticando. Não liga para eles Vanusa! Eles não veem o que está na frente de seus olhos.

E o pior de tudo é que Portugal ainda não tomou nenhuma medida para por em prática as novas regras e em consequência disso os outros países estão esperando uma posição de Portugal para tomarem suas decisões. Ou seja, além de não reformar nada, existe ainda uma chance do Brasil entrar em um acordo sozinho e só consigo mesmo.

Não critiquem minha última frase, por que o negócio já virou bagunça! E falando no “por que”, por que não reformaram o por que? São quatro tipos de por que, junto, separado, com acento, sem acento, um serve para isso, outro serve para aquilo. Nunca fui muito com a cara deles, por que não se usa um único por que? Se for para avacalhar, então vamos avacalhar direito.

Como se não bastasse tudo isso, eu ainda tenho que explicar para o meu Word que é ele que está errado, depois ele fica traumatizado e eu quero ver quem pagar o tratamento do coitado!

2 comentários:

  1. LoL, até aqui vc n perde a chance de zuar o bodão vei?! awuehawehawueh
    fino o testo.. principalmente na parte da Vanuza, rachei demais xD

    ResponderExcluir